quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SAIBA COMO MORREU ABRAHAM LINCOLN





LINCOLN FOI ASSASSINADO POR ATOR DURANTE COMÉDIA


O ator John Wilkes Booth(1838-1865), era uma espécie de Brad Pitt de sua época: jovem, bonito, talentoso e famoso. Na noite de sexta-feira de 14 de abril de 1865, ele protagonizou a cena que o eternizou na História americana. Sulista inconformado com a derrota na Guerra Civil, Booth assassinou o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) durante uma apresentação da comédia Nosso Primo Americano, no Teatro Ford, em Washington. O crime fazia parte de uma conspiração que envolvia dez pessoas e tinha também outros alvos. O criminoso fugiu durante 12 dias, até ser morto na Virgínia. E Lincoln, que nasceu há 200 anos, tornou-se o primeiro chefe de estado americano assassinado.


O crime ocorreu da seguinte forma:

CHEGADA -Às 20h00 - O presidente sobe ao camarote do Teatro Ford, meia hora após o começo da apresentação, com a esposa Mary (1818-1888), o major Henry Rathbone (1837-1911) e a noiva dele, Clara Harris (1845-1883).


 PELA PORTA DA FRENTE - Às 22h15 - Booth chega ao teatro, a que já tinha ido cinco vezes no dia a fim de sondar o local. Entra pela mesma porta usada pelo presidente. Sobe ao piso de cima, onde está Lincoln.



 PASSE LIVRE - Às 22h20 - Diante do camarote, o ator tira o cartão pessoal e se identifica para um homem que ficava de guarda na porta. Após ser consultado, o presidente permite que ele entre no recinto.



TIRO NA NUCA - Às 22h30 - Booth atravessa a ante-sala escura do camarote e encontra Lincoln e seus convidados concentrados na peça. Saca uma pistola Derringer calibre 44 e dispara um único tiro contra a nuca do presidente.



 FACADA NO BRAÇO - Às 22h33 - O major Rathbone tenta prender o intruso. Os dois começam uma briga violenta e o ator esfaqueia o militar, que fica ferido com um corte do ombro ao cotovelo.


FUGA CINEMATOGRÁFICA - Às 22h35 - O assassino escapa de forma impressionante: pula para o palco de uma altura de 4 metros, grita "Sic semper tyrannis" ("assim sempre os tiranos", em latim) e sai pelos fundos, onde um cavalo o aguarda.


LONGA MADRUGADA - Às 07h24 - Lincoln é socorrido por médicos que estavam na região e levado ás pressas a uma casa do outro lado da rua. A bala se alojara atrás do olho direito. O presidente não resiste aos ferimentos.


CONSPIRADORES - Parceiros do assassino foram presos ou mortos

  • LEWIS POWELL - Tinha a missão de matar o sec. de Estado William -Morreu na forca
  • GEORGE ATZERODT - Deveria matar o vice - presidente Andrew Johnson - Morreu enforcado
  • DAVID HEROLD - Tentou matar o sec. William - Morreu na forca
  • MARY SURRAT - Guardou as armas dos comparsas em sua pensão - Morreu enforcada
  • SAMUEL ARNOLD - Participou dos planos iniciais de sequestro do presidente - Morreu na cadeia
  • MICHAEL O'LAUGHLEN - Pretendia matar o sec. Edwin Stanton se entregou 3 dias após a morte do presidente - Morreu na cadeia.
FONTE: AVENTURAS NA HISTÓRIA - ED 67 - DE FEVEREIRO DE 2009 - PG 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...