terça-feira, 4 de setembro de 2012

ECONOMIA PARTE II - SISTEMAS ECONÔMICOS



 SISTEMAS E PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS


Sistema econômico podemos dizer:  é a forma política como a sociedade se organiza na distribuição de recursos, bens e serviços recebidos com o fim de melhorar seu padrão de vida. Os elementos, básicos do sistema econômico são:



  • Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: Recursos Humanos =: trabalho e capacidade empresarial; Capital = dinheiro, ação, títulos de crédito etc; Terra= plantação, reservas etc.; Reservas Naturais = Produtos produzidos; Tecnologias = Ciência Avançada.

  • Complexo de Unidades de Produção = Constituído por empresas.

  • Conjunto de instituição políticos, jurídicos econômicos e sociais = Base da organização da sociedade.


Os sistemas econômicos se classificam em:


  • Sistema Capitalista ou economia de mercado = depende do mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Antigamente o Estado não participava da economia, reinava o liberalismo inclusive nas regiões ocidentais, mas a partir de 1930 o estado passou a participar e predominar os sistemas de economia mista. O Estado passou a atuar na alocação e distribuição de recursos como na própria distribuição de bens e serviços, nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicação.

  • Sistema socialista ou economia centralizada = Já esses sistemas são o Estado como órgão central e único, com participação plena. Tendo órgãos centrais de planejamento chamados de meios de produção englobando: bens de capitais, terra, prédios, bancos e matérias primas.

  •  Os problemas Econômicos Fundamentais = As necessidades do homem são ilimitadas e a escassez dos recursos ou fatores de produção são limitados daí se originam os problemas econômicos. O que produzir? quanto produzir? para quem produzir?.

  • O que e quanto produzir? = Como os produtos (recursos) são escassos deverá a sociedade escolher o que irá produzir e a sua quantidade.

  • Como produzir? = Os produtores deverão escolher os métodos menos custosos de produção, as máquinas eficientes e com pouca manutenção, geralmente a concorrência de mercado acaba decidindo qual será a ferramenta de trabalho mais satisfatória.

Abaixo um  vídeo sobre o tema acima abordado!, espero que gostem e que assistam...forte abraço.





                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...