quinta-feira, 18 de abril de 2013

QUE TAL UMA REFLEXÃO?



AS MOSCAS






Contam  que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. 

Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, e por isto continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo que, aos poucos  o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir dali levantar voo para algum lugar seguro.

Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito  que nos leva ao sucesso, no entanto...

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. 

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo".

A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua expectativa anterior de sucesso e, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de água.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão?

Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de "reenquadrar" nossa experiência e ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

Pessoas que já perceberam que nem sempre cônjuges, pais, amigos, familiares ou mesmo o conselheiro espiritual pode mostrar-lhes a visão  isenta do ambiente ou da situação que estão vivendo.

"Reenquadrar" é permitir-se olhar a situação atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. "Reenquadrar" é buscar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como uma maneira de crescer.

Desta forma, todo medo se extingue e toda experiência é como uma  nova porta que pode nos levar à energia que precisamos, à motivação de continuarmos buscando o que queremos, à auto estima que nos sustenta.

Dizem que este artigo é dedicado a todos que tem medo de errar e fracassar, portanto, a todos nós. Não acho que seja dedicado a todos que tem medo de errar, mas a todos que querem, vencer...




Um comentário:

  1. Bom dia, lindo texto, não adianta buscar nos outros em remédios, psicólogos, o discernimento do que é certo, tem que vir de vc, a força tem que vir de vc a auto ajuda tem que vir de vc se naum, nunca vc conseguira fazer nada.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...