quarta-feira, 17 de abril de 2013

PEC DAS DOMÉSTICAS


FRASE DO DIA: 

"Se você  deixar com que, o que as pessoas pensam te dominar, você nunca será o rei no seu reino"







Finalmente foi feita a justiça, demorou muito mas elas conseguiram, agora os direitos das domésticas estão garantidos e regulados por lei.





Em todas as mídias sociais e demais veículos jornalísticos, publicaram no último dia 26 de março de 2013 a aprovação da PEC das domésticas (Proposta de Emenda á Constituição), que garante aos trabalhadores domésticos os mesmos direitos de qualquer funcionário registrado no País. Confesso que fiquei emocionada porque, trabalhei em sindicatos e via o dia- a - dia delas e suas reclamações diárias, por salários e benefícios maiores. O sindicato da categoria não tinha muito que fazer, visto que nem Convenção Coletiva essa categoria praticamente tinha.

A decisão no senado foi bonita 66 votos a 0, ou seja, todos concordaram que essa classe de trabalhadores já foi um tanto prejudicada e judiada.

Elas vão ter tudo: 

  • Salário nunca inferior ao mínimo
  • Hora Extra 50% superior a normal
  • Seguro Desemprego
  • FGTS
  • Multa de 40%
  • Jornada de trabalho de 44 horas semanais, com limite de 8 horas por dia
  • Reconhecimento de demais benefícios previstos em Convenção, Dissídio ou Acordo Coletivos
  • Vale Transporte
Enfim tudo que já era há tempos esperados.









Eu particularmente já ouvi murmurinho de patrões que não vão pagar o direito das funcionárias, além desses murmurinhos vi casos em que estão demitindo as funcionárias. E tem mais vejam a matéria no link a seguir, detalhe este é apenas um caso em duas cidades Demissão de domésticas devida a Proposta de Emenda Constitucional

O que eu tenho a dizer a elas é que: Meninas não desanimem, existem certos males que vem para o bem, se eles não pagam, o que vocês lutaram para ter outros pagam, não se entristeçam, pois estamos em novos tempos, apesar dos desmandos em nossas vidas ,sempre há uma luz no fim do túnel, e Deus está lá de braços abertos nos esperando. Força ! esse é o lema! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...