segunda-feira, 16 de julho de 2012

O cientista e o jovem

                                                     


 



                                               Um jovem estudante francês chamado Frederico Osanan, passeando uma noite pelas ruas de Paris, entrou por acaso em uma igreja. Não era incrédulo e nem fervoroso.
Eis que dentro da igreja ele viu um homem ajoelhado rezando. "Eis ali um religioso", pensou consigo. E aproximou-se daquele homem.                                 Qual não foi o seu espanto quando percebeu quem era o homem: "É o professor Amperè!"
                                               Era ele realmente, o maior gênio da Escola Politécnica de Paris, o descobridor da eletricidade dinâmica, André Marie Amperè, que descobriu uma das leis básicas do Eletromagnetismo, que hoje chamamos de Equações de Maxwell.
- Se um homem notável como este - disse o estudante Ozanan -, o maior sábio do mundo, não se sente diminuído ou envergonhado ao demonstrar a grandeza de sua fé, não vejo mais motivo algum para conservar o meu espírito envenenado pelo respeito humano! Foi Ozanam quem fundou, depois, com um grupo de amigos universitários da Sorbonne, a grande Sociedade de São Vicente de Paulo, os queridos Vicentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...