LINCOLN FOI ASSASSINADO POR ATOR DURANTE COMÉDIA
O ator John Wilkes Booth(1838-1865), era uma espécie de Brad Pitt de sua época: jovem, bonito, talentoso e famoso. Na noite de sexta-feira de 14 de abril de 1865, ele protagonizou a cena que o eternizou na História americana. Sulista inconformado com a derrota na Guerra Civil, Booth assassinou o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) durante uma apresentação da comédia Nosso Primo Americano, no Teatro Ford, em Washington. O crime fazia parte de uma conspiração que envolvia dez pessoas e tinha também outros alvos. O criminoso fugiu durante 12 dias, até ser morto na Virgínia. E Lincoln, que nasceu há 200 anos, tornou-se o primeiro chefe de estado americano assassinado.
O crime ocorreu da seguinte forma:
CHEGADA -Às 20h00 - O presidente sobe ao camarote do Teatro Ford, meia hora após o começo da apresentação, com a esposa Mary (1818-1888), o major Henry Rathbone (1837-1911) e a noiva dele, Clara Harris (1845-1883).






CONSPIRADORES - Parceiros do assassino foram presos ou mortos
- LEWIS POWELL - Tinha a missão de matar o sec. de Estado William -Morreu na forca
- GEORGE ATZERODT - Deveria matar o vice - presidente Andrew Johnson - Morreu enforcado
- DAVID HEROLD - Tentou matar o sec. William - Morreu na forca
- MARY SURRAT - Guardou as armas dos comparsas em sua pensão - Morreu enforcada
- SAMUEL ARNOLD - Participou dos planos iniciais de sequestro do presidente - Morreu na cadeia
- MICHAEL O'LAUGHLEN - Pretendia matar o sec. Edwin Stanton se entregou 3 dias após a morte do presidente - Morreu na cadeia.
FONTE: AVENTURAS NA HISTÓRIA - ED 67 - DE FEVEREIRO DE 2009 - PG 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário